1. MANUTENÇÃO DO CAMINHÃO: O PESO DO CUSTO-BENEFÍCIO!
A manutenção de caminhões é um dos principais itens entre os gastos dos caminhoneiros. Isso porque as peças e componentes dos veículos precisam estar sempre em perfeitas condições para que possam ter um bom desempenho e concluam as suas viagens sem atrasos.
Por isso, os valores altos podem levar os proprietários a quererem economizar, utilizando peças do mercado paralelo e somente contratando serviços de manutenção para consertar problemas já identificados. O que pouca gente sabe, é que essas práticas, em vez de economizar, acabam por ser mais custosas para o caminhoneiro.
1.1. A MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO ECONOMIA E EFICIÊNCIA
Segundo levantamento feito pelo Instituto de Qualidade Automotiva — IQA —, fazer manutenções preventivas é, no mínimo, 40% mais barato do que as manutenções corretivas. Isso acontece porque as peças defeituosas tendem a comprometer outros componentes, tornando os serviços mais difíceis, mais demorados e, consequentemente, mais caros. Essa realidade é ainda mais precisa quando tratamos de caminhões, que possuem uma mecânica mais complexa.
Mas não é só isso. A manutenção preventiva mantém o veículo rodando em condições mais próximas das de fábrica, o que significa maior eficiência energética, diminuindo o gasto com combustível. Além disso, ela evita que o caminhão tenha problemas inesperados durante uma viagem, o que pode causar a perda de prazos.
E se esses argumentos não são suficientes, é sempre bom lembrar que a falta de manutenção faz com que as chances de o veículo se envolver em um acidente de trânsito sejam três vezes maior. E os custos de um acidente impressionam: consertos, tempo com o veículo parado, gastos com hospitais, indenizações e, no pior dos casos, impossibilidade temporária ou permanente de trabalhar.
1.2. PEÇAS ORIGINAIS, NO FIM, SÃO MAIS BARATAS
A manutenção preventiva tem como objetivo manter o veículo em perfeitas condições de uso e prevenir problemas. Para isso, são realizadas revisões e vistorias de tempos em tempos, substituindo aquelas peças que apresentem desgaste acentuado ou falhas de desempenho, antes que se tornem problemáticas.
Assim, ao utilizar peças originais, a necessidade de trocas se torna menor, pois os seus parâmetros de desempenho e durabilidade foram testados pela montadora do veículo. Bem como toda a mecânica do caminhão foi planejada sobre esses parâmetros e sobre as suas dimensões. Portanto, ao funcionarem perfeitamente umas com as outras, as peças originais se desgastam menos e exigem menor esforço de seus pares.
1.3. PREFIRA FAZER A MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM UMA CONCESSIONÁRIA
O local em que as manutenções serão realizadas também é importante. Afinal, a qualidade do serviço influencia diretamente na durabilidade e no desempenho das peças. Além disso, é preciso um bom trabalho de diagnóstico para identificar a verdadeira raiz do problema e quais componentes foram afetados.
Dessa forma, o ideal é fazer as revisões e consertos em uma concessionária, pois elas possuem pessoal técnico especializado, equipamentos e ferramentas específicos para as necessidades dos modelos de caminhão da marca, e utilizam peças originais em todos os reparos e substituições. Assim, os serviços serão executados com um alto padrão de qualidade, deixando o caminhão nos seus melhores índices de desempenho e eficiência.
Fazer a manutenção preventiva regularmente em uma concessionária e utilizando peças originais, portanto, antes de ser um gasto, é uma maneira de economizar. Também, é um modo seguro e eficaz de ganhar mais dinheiro, pois a disponibilidade do caminhão se torna maior e o seu desempenho permite fazer mais viagens e em menos tempo.
FONTE: As 5 melhores dicas de economia para caminhoneiros. Furgões Sinop,2018. Disponível em: http://www.furgoessinop.com.br/111-blg-as-5-melhores-dicas-de-economia-para-caminhoneiros-em-sinop-mt. Acesso em: 21 de dezembro de 2022