Veículo utilitário
São para cargas leves que fazem pequenos fretes, principalmente, nas zonas metropolitanas. São muito usados para entregas de e-commerce, shoppings e volumes menores, por exemplo, vans, furgões etc. O tipo van tem dois eixos e suporta até 1.200Kg.
Veículo Urbanos de Carga (VUC)
É o nome atribuído ao veículo de menor porte adaptado para transportar em grandes cidades. Cada município define suas próprias normas de restrição, por isso é preciso pesquisar para entender se o destino e a origem da carga estão sob alguma regulamentação, como largura e comprimento máximo, limitação na emissão de poluentes, entre outros.
Muitas companhias estão escolhendo esse modelo por facilitar o trânsito em grandes centros para realizar entregas. As carrocerias mais usadas são a refrigerada e o baú.
Caminhão toco
O veículo tem dois eixos e capacidade máxima de carga de 6.000Kg com PBT de 16 toneladas. As carrocerias mais usadas no caminhão toco são grade baixa e baú. Muito usado para carregar cargas secas.
Truck
Escolhido para várias operações logísticas, tem três eixos com capacidade de até 14.000Kg, com PBT de 23 toneladas, e pode ter carrocerias variadas, como a sider, grade baixa, baú e graneleira. Muito usado para transportar açúcar e cimento, por exemplo.
Bitruck
Tem a capacidade de peso de 22.000Kg, com PBT de 29 toneladas, e possui quatro eixos. É muito usado para o transporte de carga seca, mas também serve para outras operações logísticas.
Cavalo mecânico simples
Conhecido como carreta simples, tem dois eixos e conecta um semirreboque para transportar vários tipos de cargas. Suporta até 25.000Kg, com PBT 33 toneladas, e a mercadoria vai depender da carroceria inserida no veículo, que podem ser: refrigerada, grade baixa, baú, porta contêiner etc.
Carreta LS
Conhecida também como cavalo mecânico, com três eixos ou trucado, tem um eixo dianteiro e dois traseiros. Suporta até 32.000Kg, com PBT 41,5 toneladas, e é capaz de manter a pressão menor quando as rodas se encontram no chão. É usada com vários tipos de carroceria e transita por todo o país com diversos produtos.
Bitrem articulado
Composto por um caminhão trator truckado e dois semirreboques interligados, contendo sete eixos e um peso de 57 toneladas. Tem comprimento de, no máximo, 19,8 metros e não precisa de Autorização Especial de Trânsito (AET) para transportar.
Rodotrem
Formado por um caminhão trator truckado e dois semirreboques unidos por um veículo de apoio, conhecido como Dolly. Tem capacidade para 74 toneladas, compartilhadas em 9 eixos. Precisa da AET para transitar.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determina que todos os veículos usados para o transporte de carga rodoviária remunerado, que tenha capacidade de carga igual ou acima de 500 quilos, devem ser registrados no Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas (RNTRC).
FONTE: Entenda mais sobre os tipos de veículo e sua capacidade de carga. Bsoft,2022. Disponível em: https://blog.bsoft.com.br/tipos-de-veiculo-e-capacidade-de-carga. Acesso em: 21 de dezembro de 2022